Seguidores

sábado, 24 de setembro de 2022

OS JOVENS SOFREM COM SUA AUTOIMAGEM E ACABAM SOFRENDO CONSIGO MESMOS

IFG-Campus Uruaçu

Data:16/09/2022 

Turma: 1° Informática

Alunos(a): Kamila Vitória, Anna Leticya, Eduarda Fernandes, Geovanna Aparecida

Disciplina: Língua Portuguesa

Professor (a): Maria Aparecida de Oliveira Borges


O processo de  construção da autoimagem vem trazendo para os jovens mais casos de depressão e de ansiedade

De acordo com nossos estudos e nossas pesquisas, os jovens sofrem, sim, com sua autoimagem

A autoimagem é a parte descritiva do conhecimento que o indivíduo tem de si próprio. Ou seja, é a descrição que a pessoa faz de si mesma. Esse conhecimento tem também uma parte valorativa, que é a autoestima. Muitos jovens sofrem com a baixa autoestima, e com isso vem a depressão e os distúrbios como: a má alimentação, a insônia, a tristeza constante, entre outros fatores.

O questionário da  pesquisa quantitativa,  feita pelas alunas do Instituto Federal de Goiás,  foi respondido por 28 pessoas sendo elas 17 jovens de 15 a 20 anos e 9 jovens de 10 a 14 anos. 

As perguntas que foram feitas na pesquisa: Você já se sentiu mal com algum comentário de um amigo sobre sua aparência? Sente -se feliz consigo mesmo? Você é uma pessoa que se acha inferior às outras? 

As respostas, analisadas pela psicóloga do campus,  nos permitiram chegar às seguintes conclusões: 

Nós criamos a nossa imagem desde a infância, e nem sempre recebemos comentários agradáveis, e isso nos afeta muito no futuro. Grande parte das pessoas que sofrem com a autoimagem são as mulheres, por quererem sempre ter o corpo perfeito, o rosto perfeito, a vida perfeita. Porque vemos famosas e pessoas bonitas, queremos ser iguais a elas, pois achamos que a vida delas é perfeita, o que não corresponde à verdade,  pois todos temos problemas, inclusive  as mulheres que nas redes sociais  aparentam viver em um "conto de fadas". 


O IMPACTO NA VIDA DOS ADOLESCENTES


FONTE: https://www.google.com/search?q=DESENHO+adolescente+no+espelho. Acesso em 16 set. 2022


Na adolescência é que nos desenvolvemos socialmente e na escola com os “amigos”. Nessa fase,  a depressão pode ser muito perigosa e muito mais comum do que se imagina. Os adolescentes já estão indo para a vida adulta, quase todos sofrem com pressão e com os  muitos problemas que tem que  lidar, isso gera mais casos de depressão, e podem até levar ao suicídio.

Por isso devemos sempre estar atentos ao nosso redor, conversar com as pessoas, ter mais empatia, pois não sabemos o que elas passam no dia a dia.


 










segunda-feira, 19 de setembro de 2022

OS ADOLESCENTES E AS CRIANÇAS ESTÃO SOFRENDO COM DEPRESSÃO?

 


Não é novidade para ninguém que a depressão é o mal do século. Mais de 300 milhões de pessoas são afetadas pela depressão no mundo, e no Brasil, são cerca de 16,3 milhões,  segundo o IBGE.

Essa doença é propensa para todas as idades, mas a adolescência tem se destacado bastante nas pesquisas tornando a faixa etária de 10 a 19 anos alarmante.

 

Ø O que é depressão?

Depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança. É, portanto, essencial identificar sintomas e procurar ajuda médica.

·      Sintomas emocionais:

§  Irritabilidade

§  Angústia

§  Desânimo

§  Cansaço e fadiga

§  Apatia

§  Sentimento de desesperança

§  Falta de motivação

§  Insônia

§  Pensamentos suicidas

·      Sintomas físicos:

§  Dor de cabeça

§  Distúrbios do sono

§  Mudança no apetite e no peso

§  Imunidade baixa

§  Dores no corpo

 

Ø O que leva uma criança ou um adolescente entrar em depressão?

De acordo com o psicanalista e psicólogo Ítalo Campos de Ávila, “Os motivos pelos quais um adolescente ou uma criança apresentam ou entram em depressão são os mais variados possíveis.”

Explica ainda que o acúmulo de angústias, estresse, situações difíceis como o luto e diversos tipos de violências são as mais corriqueiras circunstâncias. No caso dos adolescentes tem o fator da mudança de realidade, o aumento das responsabilidades, liberdade, obrigações acadêmicas, relações sociais, pressão da sociedade e autoimagem.

 

Ø Como a infância influencia na mentalidade das pessoas?

“Toda possibilidade de a pessoa interagir com a comunidade, de ter solidariedade, empatia, de ter prazer em uma atividade ou em outra, da pessoa interagir com o sexo masculino ou feminino. Tudo isso está determinado pelas vivencias da infância...” acrescentou o psicanalista.

O ser humano não nasce pronto, ele é criado, ele cresce e desenvolve a partir da realidade que ele pertence, ou seja, o ambiente, as relações que são apresentadas e as pessoas presentes nesse caminho de criação de quem ele irá se tornar influenciam diretamente na mentalidade que começa a desenvolver nessa fase e persiste até o fim da vida.

 

Ø As meninas são mais propensas à depressão?

“O sexo feminino possui um risco quase duas vezes maior de desenvolver a depressão.” Diz estudos realizados na California.

De acordo com as pesquisas feitas por um grupo de estudantes do 1º ano de informática no IFG, o sexo feminino tem uma tendência maior a desenvolver problemas psicológicos em ambas faixas etárias, do que o sexo masculino, causada na maioria das vezes por hormônios, causas culturais e a sociedade impondo padrões inalcançáveis de beleza.

O sexo feminino responde a 65% dos casos “definidos” com depressão enquanto os outros 35% são do sexo masculino e de pessoas que não se identificaram.

Ø Referências:

https://www.pfizer.com.br/sua-saude/sistema-nervoso-central/depressao/depress%C3%A3o-e-adolescente

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/depressao/

https://www.psicanaliseclinica.com/sonhar-com-lagartixa/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amor Além do Tempo

  IFG - Campus Uruaçu Data: 04/01/2025 Professora: Maria Aparecida Borges. Aluna: Estéfane de Jesus Paixão.     ...