Seguidores

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Consumismo

 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE GOIÁS - CAMPUS URUAÇU  

Reportagem - sexta - feira, 13 de agosto de 2021.

                       Consumismo em todas as faixas etárias.


    A sociedade está encurralada em uma constante evolução capitalista, o produto em si perdeu seu objetivo e ganhou impacto no âmbito social. Tendo como necessidade o poder  transmitido pelos status, onde o ego grita mais alto que a necessidade. Essa obsessão está presente em todas faixas etárias independente da classe social.




      Um dos grandes avanços problemáticos no mundo, tem sido a tecnologia que trouxe consigo a obsessão por acumulo de mercadorias. No dia a dia o consumismo vem entrando cada vez mais em nossos hábitos sem distinção de escolha, ou seja, não é uma característica individual somos incentivados por propagandas ou quando vemos alguém popular usando e nos sentirmos atraídos pelo produto, para termos status. Essa prática é presente em todas as faixas etárias mas nos jovens é mais percebido.
  O consumo nem sempre é conduzido por nossos próprios desejos, mas somos influenciados a consumir sem que aja qualquer precisão. Essa prática viciosa gera sensação de liberdade e outros consideram um lazer o fato de comprar, estando diretamente ligado a produção de lixo, desmatamento, entre outros problemas ambientais.

DADOS SOBRE O CONSUMO NO BRASIL 

      O instituto Akatu realizou uma pesquisa entrevistando 1090 pessoas com mais de 16 anos, de diferentes realidades financeiras. O intuito da pesquisa era saber quantas pessoas realizam o consumo consciente. O resultado foi de 24% das pessoas realizam o consumo consciente, e 76% são consumistas. Dentre dos entrevistados conscientes, estão idosos, pessoas com nível superior e pessoas que se encontram na classe AB, que são as pessoas que recebem cerca de 10 a 20 salários mínimos ou mais. Sendo assim, percebemos que os integrantes da classe C, não teve ensinos de consumo sustentável.

        É visível como o consumismo cataloga as pessoas, com cartazes e anúncios onde é que se esteja, somos influenciados a comprar. Através de alterações psicológicas como, felicidade e prazeres momentâneos se consegue o bem estar físico, porém sempre almejamos mais esses sentimentos e o buscamos no consumo de qualquer coisa seja ela um objeto ou alimento.

https://g1.globo.com/natureza/blog/amelia-gonzalez/post/2018/07/25/pesquisa-mostra-que-76-nao-praticam-consumo-consciente-no-brasil.ghtml https://criancaeconsumo.org.br/consumismo-infantil/


    CONSUMISMO EM SUAS FAIXAS ETÁRIAS


CONSUMISMO INFANTIL/JOVEM

As propagandas de tv e o uso de internet colaboram ao incentivo do consumismo das crianças, pois elas são vulneráveis aquilo que verem e querem o produto visto no anúncio.
     Por terem o hábito excessivo de querer comprar algo, colaboram para o crescimento do consumismo, por exemplo, pesquisa aponta que em 30 segundos uma marca influencia uma criança. E as criança tende a ser mais fiéis a marcas e criar seu hábito consumista que são impostos a elas desde novos.
Em alguns casos, o consumismo infantil pode desencadear até mesmo doenças, como depressão, obesidade, agressividade, hiperatividade, ansiedade, além de e irregularidades no sono. “As crianças estão vivendo uma infância muito angustiante, isso é muito sério, as consequências são enormes.
O consumismo na juventude também é relacionado ao estímulo da propaganda, status e o principal é o amadurecimento tardio de hoje e isso vem é resultado de pais que tem o mesmo comportamento.


CONSUMISMO EM ADULTO 

  O consumismo adulto e uma compulsão caracterizada pela busca incessante de objetivos novos, sem que haja necessidade dos mesmos. Uma pessoa é considerada consumistas quando da preferência ao shopping ou qualquer outro tipo de passeio e aquisições de mercadorias sem necessidade. Vemos também a questão dos status social nós adultos, adquirir um produto exagerados para gerar uma certa hierarquia.
O consumismo pode ser fortemente induzido pelo marketing conseguindo atingir a fragilidade emocional das pessoas, sendo um dos motivos pelos quais o sexo feminino é mais propício a compulsão de querer comprar produtos que estejam na moda. Pesquisa afirma que homens também são consumistas, “ Pesquisa contraria senso comum e diz que homens são mais consumistas. Uma pesquisa revelou que 42% dos homens são mais propensos que as mulheres a fazer compras na loja. Além disso, 31% dos consumidores do sexo masculino estão mais propensos a pagar o preço total dos produtos em vez de negociar descontos.”.

CONSUMISMO EM IDOSOS 

O mercado está, pouco a pouco, percO Brasil conta hoje com 19 milhões de idosos, faixa etária que mais cresce no país, representam 10,5% da população total. O perfil do idoso brasileiro mostra que ele está mais planejado em relação às compras. Pesquisa do Data folha publicada em 2008 revela que 72% dos idosos saem de casa todos os dias.

Eles dispõem de tempo para se dedicar às compras, vão ao supermercado pelo menos cinco vezes por semana e, segundo pesquisa feita pela GFK, possuem potencial de consumo de R$ 7,5 bilhões, o dobro da média nacional.

A população idosa brasileira vem experimentando forte crescimento. Segundo o IBGE (2018), nos últimos cinco anos a população idosa cresceu cerca de 18%, correspondendo 30,2 milhões de habitantes no Brasil. E no estado de São Paulo esta participação é de 11,6% no grupo de 60 a 69 anos. Só na grande São Paulo, 1.337.372 de pessoas que têm mais de 60 anos, o que representa 11,9% da sua população. A agência também, constatou que, não só no Brasil, mas no mundo todo vem se observando tal tendência de envelhecimento debendo o grande potencial de consumo desse grupo etário. As filas preferenciais nos bancos, os pacotes de turismo especializados para a terceira idade são um sinal de que o comércio em geral já está começando a ver os idosos com outros olhos”, conta o especialista da FIA.

file:///C:/Users/aluno/Downloads/7133-13739-1-PB.pdf https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/comportamento-do-consumidor/13177/terceira-idade-muda-habitos-de-consumo.html


Rayanne Torres Soares - Tec. I. em edificações

Igor Marostica Pimenta - Tec. I. em edificações

Gustavo Gomes Araújo - Tec. I. em edificações

Geisla patricia F. dos santos - Tec. I. em edificações

Eryk José Ferreira -  Tec. I. em química

Luiz Felipe Evangelista Assunção  - Tec. I. em edificações





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amor Além do Tempo

  IFG - Campus Uruaçu Data: 04/01/2025 Professora: Maria Aparecida Borges. Aluna: Estéfane de Jesus Paixão.     ...