INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE GOIÁS - CAMPUS URUAÇU
Reportagem - sexta - feira, 13 de agosto de 2021.
Consumismo em todas as faixas etárias.
A sociedade está encurralada em uma constante evolução capitalista, o produto em si perdeu seu objetivo e ganhou impacto no âmbito social. Tendo como necessidade o poder transmitido pelos status, onde o ego grita mais alto que a necessidade. Essa obsessão está presente em todas faixas etárias independente da classe social.
Um dos grandes avanços problemáticos no mundo, tem sido a tecnologia que trouxe consigo a obsessão por acumulo de mercadorias. No dia a dia o consumismo vem entrando cada vez mais em nossos hábitos sem distinção de escolha, ou seja, não é uma característica individual somos incentivados por propagandas ou quando vemos alguém popular usando e nos sentirmos atraídos pelo produto, para termos status. Essa prática é presente em todas as faixas etárias mas nos jovens é mais percebido.
DADOS SOBRE O CONSUMO NO BRASIL
O instituto Akatu realizou uma pesquisa entrevistando 1090 pessoas com mais de 16 anos, de diferentes realidades financeiras. O intuito da pesquisa era saber quantas pessoas realizam o consumo consciente. O resultado foi de 24% das pessoas realizam o consumo consciente, e 76% são consumistas. Dentre dos entrevistados conscientes, estão idosos, pessoas com nível superior e pessoas que se encontram na classe AB, que são as pessoas que recebem cerca de 10 a 20 salários mínimos ou mais. Sendo assim, percebemos que os integrantes da classe C, não teve ensinos de consumo sustentável.
É visível como o consumismo cataloga as pessoas, com cartazes e anúncios onde é que se esteja, somos influenciados a comprar. Através de alterações psicológicas como, felicidade e prazeres momentâneos se consegue o bem estar físico, porém sempre almejamos mais esses sentimentos e o buscamos no consumo de qualquer coisa seja ela um objeto ou alimento.
CONSUMISMO EM SUAS FAIXAS ETÁRIAS
CONSUMISMO EM IDOSOS
O mercado está, pouco a pouco, percO Brasil conta hoje com 19 milhões de idosos, faixa etária que mais cresce no país, representam 10,5% da população total. O perfil do idoso brasileiro mostra que ele está mais planejado em relação às compras. Pesquisa do Data folha publicada em 2008 revela que 72% dos idosos saem de casa todos os dias.
Eles dispõem de tempo para se dedicar às compras, vão ao supermercado pelo menos cinco vezes por semana e, segundo pesquisa feita pela GFK, possuem potencial de consumo de R$ 7,5 bilhões, o dobro da média nacional.
A população idosa brasileira vem experimentando forte crescimento. Segundo o IBGE (2018), nos últimos cinco anos a população idosa cresceu cerca de 18%, correspondendo 30,2 milhões de habitantes no Brasil. E no estado de São Paulo esta participação é de 11,6% no grupo de 60 a 69 anos. Só na grande São Paulo, 1.337.372 de pessoas que têm mais de 60 anos, o que representa 11,9% da sua população. A agência também, constatou que, não só no Brasil, mas no mundo todo vem se observando tal tendência de envelhecimento debendo o grande potencial de consumo desse grupo etário. As filas preferenciais nos bancos, os pacotes de turismo especializados para a terceira idade são um sinal de que o comércio em geral já está começando a ver os idosos com outros olhos”, conta o especialista da FIA.
Rayanne Torres Soares - Tec. I. em edificações
Igor Marostica Pimenta - Tec. I. em edificações
Gustavo Gomes Araújo - Tec. I. em edificações
Geisla patricia F. dos santos - Tec. I. em edificações
Eryk José Ferreira - Tec. I. em química
Luiz Felipe Evangelista Assunção - Tec. I. em edificações
Nenhum comentário:
Postar um comentário