INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS
ANDERSON FERREIRA DE LUZ
TEC. INFORMÁTICA-20201050080148
GABRIEL DE CARVALHO RODRIGUES MORAIS
TEC. INFORMÁTICA-20201050080091
JHONATA DE ALMEIDA SOUSA
TEC. INFORMÁTICA-20201050080130
LEONARDO FERNANDES OLIVEIRA
TEC. INFORMÁTICA-20201050080105
LUCAS SOUSA DOS SANTOS
TEC. EDIFICAÇÕES-20201050020013
MATHEUS DA SILVA LEITE
TEC. INFORMÁTICA-20201050080032
ARTIGO DE OPINIÃO
INDÚSTRIA CULTURAL NO SEU COTIDIANO
URUAÇU - GOIÁS
13 DE AGOSTO DE 2021
Indústria Cultura e Consumo
Introdução
Nesta pagina do blog, iremos dar nossa opinião e falar um pouco sobre indústria cultural e consumo, sobre os seus conceitos históricos, pontos positivos e negativos, falar um pouco sobre o tema que foi abordado na aula de sociologia dada pela Professora Eleusa Maria Leão em unidade com a professora de Língua Portuguesa e literatura brasileira II Maria Aparecida de Oliveira Borges, como foi pedido a nós alunos dos cursos técnico informática, edificações e química que formasse grupos para fazermos uma produção com o tema descrito acima e em um segundo momento postasse em um blog para que possamos apresentar.
A indústria cultural é um conceito que foi criado por dois teóricos alemães que são Theodor Adorno que nasceu em 1903 e morreu em 1969 e Max Horkheimer que nasceu em 1895 e morreu em 1973. Esses dois teóricos alemães eram pesquisadores de um instituto, que era bastante renomado naquela época, que se chama Escola de Frankfurt. O Conceito de indústria cultural foi desenvolvido no final do século XIX e no início do século XX por esses pesquisadores supracitados. Esses estudiosos também analisaram os principais impactos dos avanços tecnológicos e o que veio a ser proporcionado pela revolução industrial e pelo capitalismo no mundo das artes.
Esses pesquisadores fugiram da Alemanha na época da ascensão do nazismo e foram se refugiar nos Estados Unidos, onde eles encontram uma sociedade capitalista, já que esse método era adotado nesse novo país, mas essa sociedade que já tava com o pensando no capitalismo e com bagagem teórica sobre as discussões de marx sobre trabalho, governação e sobre o modo de produção. Daí os teóricos desenvolveram uma análise voltada para os meios de comunicação que era na época rádio, televisão, cinema, mas o que preocupa esses dois autores especificamente é que quando eles criam essa ideia de indústria cultural que justamente o que acontecia e acontece na cultura norte-americana e os meios de comunicação já estavam a começar a produzir esse tipo específico de conteúdo que eles vão nomear como conteúdo de massa, ou seja, como uma indústria que representam os meios de comunicação estão na mão de poucas pessoas que são os empresários, donos de canais de televisão e os donos dos jornais essas pessoas que detinham os meios de comunicação já havia começado a produzir conteúdos artísticos musicais, informação e artigos de jornalistas, que extrapola o sentido do artístico e profissional que estava relacionados a uma certa ideologia dominante que era passada através dos conteúdo que eram produzindo sem ser nomeado naquele momento como ideologia dominante, então eles analisaram como os bens culturais se tornaram na verdade em mercadorias nesse mundo do capitalismo, onde se produz cultura, teatro, música para vender e para gerar lucro, esse mundo capitalista basicamente só fala sobre ganância pelo dinheiro, sobre ganhar mais, vender mais e acumular, então as riquezas culturais são transformados em Cultura de massa e exacerbando consumo.
Com a evolução da indústria cultural tivemos as mudanças nos direitos trabalhistas, entrou novos equipamentos com alta tecnologia e o meio de comunicação de qualidade. Com essa revolução da indústria os funcionários em geral puderam usufruíram muito, já que com essa tecnologia poderiam deixar as máquinas trabalhando e aproveitar o tempo para fazer outras atividades. Antes eram só pessoas de alta classe que poderiam ter maior oportunidade de serviços, porque poderiam contratar pessoas de qualquer lado na população. Essa iniciativa da rádio pode idealizar transmissões de cinema, teatro e grandes espetáculos oferecidos naquele século. E isso ocasionou que um grande público sobre esses diversos conteúdos e muitas pessoas saíram satisfeitas e ainda tiveram um certo enriquecimento cultural. Esse tema abordou muito bem sobre a cultura, já que entrou em outro sentido dessa palavra que pode ser estranha e muitos dos empresários que investiram naquele século saíram com grandes economias, pois os meios de comunicação era o que influenciava a sociedade e apresentava-lhe a cultura. E a sua principal característica até hoje é o entretenimento que se encontra em livros, filmes, teatro e etc. Mas também tem o lado que as pessoas podem criticar sendo bom ou ruim. Muitas das vezes as pessoas contribuem para orientar mostrar o que é preciso ser modificado, já que é a população que vai usufruir desta Cultura.
Segundo, Max Horkheimer e Theodor Adorno que foram os principais responsáveis na escrita do livro “dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos” ainda que a indústria cultural poderia até ter um lado positivo, porém o seu lado negativo é muito maior o que é demonstrado no dia a dia, um bom exemplo disso são os jovens que em sua grande maioria não tem um senso crítico, nem mesmo compreende o que verdadeiramente vem ser a cultura, ficam apenas estagnados naquilo que lhe é demonstrado, demonstrações feitas principalmente na frente de telas, culturas não que favorecem o capitalismo e essa indústria cultural são duramente reprimidas de forma velada, porque como eles dizem é necessário manter as pessoas neste ciclo para que este sistema venha ser eficaz. Então essa alienação nos divide em forma de pirâmide onde o capitalismo está acima de tudo, os grandes magnatas controlam o mundo, muitos que se dizem religiosos apenas enganam a população.
A cada dia que passa a indústria cultural do consumo aumenta cada vez mais, nas últimas décadas o aumento do consumismo por conta dessa indústria cultural foi exponencial, de acordo com pesquisas feitas pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) foi mostrado que os brasileiros aumentaram suas compras online, passando a usar formar digitais de compra e pagamento, Segundo os dados, 61% dos clientes que compraram online durante a quarentena aumentaram o volume de compras devido ao isolamento social, isso nos leva a pensar quantas dessas coisas compradas foram compradas com alguns propósito ou necessidade, quantas dessas compras não foram feitas por influência dessa indústria cultural que faz as pessoas comprarem coisas por influência de propagandas feitas especialmente para nós, foram feitas analisando nossas pesquisas e o que vemos na internet, esse algoritmo de Ads (palavra do inglês que significa anúncio) que analisa os nossos interesses e através desses dados nos mostram propagandas e anúncios tentadores, em outra pesquisa feita pelo Instituto Akatu sobre o consumo consciente, foi apontado que 76% dos 1.090 entrevistados – homens e mulheres com mais de 16 anos – não praticam o consumo consciente, isso é bastante preocupante, ver que tantas pessoas se entregam ao consumo desnecessário e excessivo, com isso cada vez mais o consumismo em cima da indústria cultural aumenta, e faz com que mais pessoas se tornem escravas desse sistema de consumismo.
Conclusão
Nesse texto pode-se concluir que a indústria cultural e consumo, com o passar do tempo irá cada vez mais crescer, com isso as pessoas entram em um ciclo vicioso do consumismo sendo manipulados e alienando-se em um sistema que somente os manipuladores não saem perdendo. Se comparamos o lado bom e lado ruim em que a indústria cultura e consumo proporcionará, o lado bom dela é ter beneficiado e elevado muito a tecnologia e equipamentos, automatização de áreas de trabalhos e com a evolução dos meios de comunicação que agregou muito para a cultura por ter vários conteúdos como filmes, teatros e outras que antes somente uma pequena parcela das pessoas tinham acesso, às pessoas de altas classes, e por causa dessa evolução esses conteúdos chegaram para às pessoas de classes inferiores os satisfazendo-os, e a cultura se espalhou cada vez mais pelo mundo. Mas como toda coisa boa tem seu lado ruim, com toda essa evolução da indústria cultural, e apesar de que os meio de comunicação terem sido algo que nos agregou muito na cultura e nos agrega até hoje, eles se tornaram meios exemplares de manipulação e alienação das pessoas que os utilizam, e é um grande problema para quem não tem um senso crítico o que acaba afetando não somente os jovens, mas também muitos adultos que são facilmente manipulados e continuam a consumir produtos desnecessários, enquanto a população carrega nas costas esta escória composta por magnatas e burgueses, sendo que a população continua agindo como se fossem livres, mas será mesmo que somos livres? Ou só a forma de escravidão que mudou!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/o-que-e-industria-cultural
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