Artigo de Opinião
De acordo com o filósofo e sociólogo alemão Max Horkheimer, a indústria cultural é como uma grande fábrica de ilusões. Seu principal objetivo é gerar lucros em cima da produção industrial capitalista, além é claro de persuadir as classes de consumidores, que são impedidos de desenvolver um pensamento que os impeça de produzir um tipo de autocrítica em relação ao sistema capitalista .Na época atual as indústrias culturais usam "táticas" para atrair cada vez mais a atenção dos consumidores , e os incentivando a obter aquele determinado produto.
Em algumas ocasiões acontece a seguinte situação: o consumidor faz a observação de um produto que está em promoção na internet ,entretanto o objeto além de ter um preço legal , promete trazer alegria e bem-estar para quem usa-lo . No entanto, o consumidor olha outro produto da mesma marca e que contém ainda mais características positivas , sendo assim ele adquire muitos frascos daquele produto, e com isso vai causando uma bola de neve ou ciclo sem fim, caracterizando assim o consumismo, ou seja, o ato de comprar impulsivamente, excessivamente e sem necessidade.
É importante pontuar que o consumismo é diferente do consumo, isto é, enquanto o consumismo diz respeito a compra excessiva e desnecessária de produtos, o consumo significa consumir somente o necessário de produtos, como por exemplo; água, luz e alimentação.
O consumismo tem aparecido forte no âmbito da sociedade moderna capitalista e, uma de inúmeras causas que contribuem para o consumismo, é a chamada "Obsolescência programada”, que diz respeito a diminuição da vida útil de um produto no sentido de que em um futuro próximo será necessário substituir tal produto, a multinacional norte-americana, Apple, por exemplo, foi processada por lançar updates que reduziam o desempenho de seus aparelhos celulares.
Tudo na vida tem um lado positivo e negativo , da mesma forma é a indústria cultural no meio da sociedade. Com o fortalecimento do grande capitalismo que existe,as grandes empresas ainda continuam com suas divulgações de artes e os conteúdos que agradam o gosto das pessoas. Apesar da estratégia de controle e a produção de capital que as grandes empresas usam sejam boas , é possível perceber o quanto a indústria cultural e democrática em relação às artes , pois antes mesmo da empresa divulgar algo , quase toda a população já obteve acesso a aquela informação.
Atualmente a tecnologia tem avançado muito , e com isso surgiram diversas possibilidades em que qualquer pessoa que desejasse entrar no mercado de trabalho juntamente com a arte seria possível , não apenas isso, mas já garantiria uma fonte de renda diferente para aqueles que não possuem muitas oportunidades em suas vidas. Com isso podemos dizer que a diminuição da desigualdade social seria menor , e sobretudo haveria mais comunicações entre diferentes povos e culturas ao redor do mundo.
O cenário Brasileiro se encontra em incessantes mudanças , seja na parte da economia , da política ou socialmente falando. É impossível não fazer uma comparação juntando a situação atual com a indústria cultural , o pior de tudo isso são os meios de comunicação usados , em que fake news são postadas diariamente , trazendo discussões sem sentido e conflitos no meio de tantos usuários que acessam sempre esses programas virtuais. Fica a seu critério responder o seguinte pensamento; “Vale a pena mesmo viver em um mundo de ilusões”?
Portanto podemos enfatizar que a relação entre a indústria cultural e consumo está na alienação e na falta de consciência, ou seja, fazendo constantes ilusões, gerando interesses obsessivos aos consumidores apenas para obter lucros desnecessários, dessa maneira proliferando o consumismo. Será que vale a pena mesmo comprar algo somente para satisfazer o desejo e a obsessão? Qual é o verdadeiro motivo de não conseguirmos convencer a nós mesmo de que tudo o que possuimos já é o suficiente ? Com essas perguntas , encerramos a nossa conclusão, se possível pense nas perguntas nas quais foram feitas e tente mudar um pouco as suas atitudes em relação ao consumo.
* Todos os integrantes são do curso Tecnico em Informatica!*
Tallita Vasconcelos da luz
Nathalia Borges de Almeida
Maria Eugênia Muniz Silva
Kaiky Dias Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário